SCRUM Fundamentals 2010 (Goiânia)

15 de outubro de 2010 Por Ramon Durães

Estive em Goiânia dia 14/10/2010 realizando o treinamento SCRUM Fundamentals com o objetivo de apresentar o modelo de gerenciamento ágil para projetos de software. A proposta desse treinamento é mostrar na prática usando dinâmicas como aplicar a cultura do scrum e conquistar o envolvimento das pessoas que é o nosso maior bem no projeto. Tenho percorrido várias cidades do Brasil discutindo esse tema focado em agilidade que está cada vez mais em evidência nos projetos de desenvolvimento de software. Uma coisa muito legal é que durante o treinamento tem participado várias pessoas que já usam SCRUM como aconteceu em Goiânia com a presença de várias empresas.

Ramon Durães no SCRUM Fundamentals 2010 (Goiânia)Team SCRUM Fundamentals 2010 (Goiânia)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O SCRUM é um framework muito simples e com resultados rápidos no projeto permitindo a integração entre o cliente e o time de desenvolvimento sem burocracia ou desperdício de dinheiro produzindo funcionalidades que nunca são utilizadas. O principal desafio na implantação é justamente a mudança de cultura necessária para uma melhor adoção quebrando os paradigmas tradicionais de desenvolvimento de software.

Esse treinamento foi preparado justamente com o objetivo de provocar a quebra dos paradigmas tradicionais usando novas ideias ágeis permitindo uma ampla participação de todos os presentes que contribuem de forma muito divertida com aprendizado de todos.

E para fechar com chave de ouro um dos participantes citou “Fiquei careca porque não conhecia Scrum” e não teve quem não riu com um depoimento desse tão marcante. Eu só tenho a  agradecer toda a recepção de todos vocês na cidade com um almoço regado a “Pequi” é logico. Aguardo todos vocês em uma próxima oportunidade e lembre sempre “Nós somos um time”.

Para ver mais fotos:
SCRUM Fundamentals 2010 (Goiânia)

Acompanhe no twitter: @ramonduraes

[],
Ramon Durães
Especialista em desenvolvimento de software
MVP, Visual Studio ALM
PSM, Professional Scrum Master
PSD, Professional Scrum Developer

Quer aprender a usar SCRUM e outras práticas ágeis em seu projeto? Então entre em contato!