Backup no Team Foundation Server 2010

9 de setembro de 2010 Por Ramon Durães

O Team Foudation Server é a principal plataforma de Application Lifecycle Managament (ALM) disponível no mercado oferecendo uma infraestrutura integrada para todos os seus projetos de desenvolvimento. Com o lançamento da versão de setembro do Team Foundation Server Power Tools a Microsoft liberou a ferramenta Team Foundation Backup que após a instalação do Power Tools passa a aparecer no Team Foundation Server Administration Console > Team Foundation Backpus permitindo agora a criação de um plano de backup exclusivo para o TFS.  Após entrar no Console clique em “Create Backup Plan” que vai carregar o assistente para configuração do plano de backup conforme está observando na tela abaixo:

Backup Plan Wizard

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em Details você vai informar o caminho de uma pasta na rede onde serão copiados os arquivos e o tempo de retenção dos arquivos que por padrão já vem configurado para 30 dias. Na próxima opção Account você vai definir o usuário que será utilizado pela ferramenta para acesso as bases de dados. É importante que o usuário informado tenha permissão.

Na opção de Alerts nós podemos configurar um endereço de e-mail a ser notificado das operações do backup. Fica a seu critério a utilização desse serviço de notificação. Um passo importante de configuração é feito na opção Schedules onde você define o período para que a ferramenta inicie o processo de backup e conforme está observando na figura abaixo é bem flexível tendo inclusive a opção de fazer backup manual.

TFS Backup Schudule

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um item importante que gostei nessa ferramenta é que antes de finalizar ela valida todas as configurações inclusive às permissões para ter certeza que vai realmente funcionar corretamente conforme o planejado. Observe na figura abaixo.

TFS Readness Checks

 

 

 

 

 

 

 

Ao final do processo seu plano de backup do Team Foundation Server estará pronto para ser utilizado conforme as configuraçõe e manualmente se desejar algum backup manual. Ao rodar a aplicação você verá o quanto ficou fácil preservar as suas informações no Team Foundation Server 2010 conforme pode acompanhar na figura abaixo:

clip_image005

 

 

 

 

 

 

 

O processo de restore também é feito pela mesma ferramenta bastando informar em qual a pasta está o backup para recuperar conforme pode acompanhar na figura abaixo.

image

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A minha recomendação sobre o Team Foundation Serer é que esteja atento sobre backup uma vez que todas as informações do projeto são concentradas no TFS. Para otimizar o seu processo de recuperação eu recomendo a você usar um servidor virtualizado baseado no Windows Hyper-V.

[],
Ramon Durães
MVP, Visual Studio ALM
PSD, Professional Scrum Developer
PSDM, Professional Scrum Master

Entre em contato que posso ajudar no desenvolvimento do seu projeto e implatação com segurança e qualidade de um ciclo Ágil usando Scrum, Team Foundation Server 2010 (TFS) e Visual Studio 2010.