A arte de comentar

9 de julho de 2010 Por Ramon Durães

A arte de comentarA globalização está cada vez mais presente em nossas vidas emergindo grandes oportunidades em situações simples e você precisa ficar atento para acompanhar participando da construção dessa nova sociedade.
 
Uma ação realizada hoje no Brasil se propaga praticamente em tempo real para qualquer parte do mundo. Um bom exemplo foi o “CALA A BOCA GALVÃO” que movimentou brasileiros e estrangeiros pelo twitter em todos os cantos, destacando o comentário como um dos mais importantes nessa rede, se transformando em capas de revistas, jornais e até noticiários de televisão.

 

Os blogs se tornaram o principal mecanismo de comunicação na internet, permitindo que leigos pudessem produzir conteúdo de qualidade e disponibilizar em um formato simples e rápido, contribuindo com idéias e se transformando em uma grande base de conhecimento para a sociedade como um todo, que baseada nas ferramentas de buscas modernas como google, yahoo e Bing, encontram o que quer que seja publicado na internet.

 

Há 10 anos era preciso fazer um cadastro em um portal de páginas amarelas para encontrarem o seu site na internet e hoje apenas ao fazer um comentário em um blog e indicar o seu link ele já é automaticamente varrido pelas ferramentas de buscas e indexados em uma velocidade incrível, chegando ao tempo real, como está acontecendo com as buscas sociais baseadas no twitter e ferramentas similares que serão o grande passo das próximas buscas de informações na internet baseadas em recomendações.

 

Com tanto conteúdo disponível e gratuito, a principal moeda de pagamento é um comentário sobre o conteúdo que você acabou de ler, uma recomendação no facebook e até uma indicação em seu próprio blog. Estamos falando de uma moeda baseada em feedback, pois para quem está escrevendo não existe melhor pagamento do que saber que conseguiu,  de alguma forma, contribuir positivamente para a vida de alguém com aquele texto. Pense que às vezes um texto demora dias para ser formulado até ficar pronto e nos esquecemos de dedicar apenas 1 (HUM) minuto para dizer algo, seja parabenizando, concordando plenamente, concordando parcialmente ou até complementando com mais informações, sugerindo mais dicas que enriqueçam o conteúdo. Repassar o link em suas redes sociais aumenta a sua relevância e faz com que as pessoas fiquem aguardando outras recomendações suas.

 

Com as novas ferramentas de busca rastreando toda a web dinâmica, surgiu um novo termo conhecido como SEO (Search Engine Optimization), que consiste em preparar o conteúdo de seu site para ser melhor encontrado pelos motores de buscas. O que muita gente não sabe, é que mesmo antes do surgimento do twitter, essa indexação baseada em reputação já era avaliada justamente por meio de links. Quando você comenta em um blog de conteúdo relevante e similar ao seu, é como se esse site desse uma indicação indireta para você e isso conta muitos pontos para fazer o seu site aparecer primeiro.

Com o twitter o poder dessa relevância está cada vez maior e em tempo real. Será cada vez mais crescente que as ferramentas de busca tragam como primeiro resultado as recomendações dos seus amigos. Ferramentas atuais como o foursquare sinalizam mais um avançando ligando informações de recomendação com os dados de geolocalização obtidos em qualquer smartphone com GPS localizando um estabelecimento que você está no momento e registrando a sua opinião. Os comentários sociais aumentam a sua relevância dentro do seu contexto social fazendo valer cada vez a sua importância como um agregador destacando a sua opinião e integrando com outras opiniões para termos resultados cada vez mais relevantes.

 

A internet é a maior plataforma de colaboração do mundo e emergiu para uma grande rede de computadores que hoje foi dominada pelas pessoas. Sim, a internet hoje é a maior conexão global de pessoas que se comunicam diariamente compartilhando experiências, conquistas, derrotas e se aproximando, mesmo estando tão distantes umas das outras. Tamanho sucesso é observado nas principais redes sociais como Facebook, que já tem mais usuários do que a população total de alguns países no mundo nos trazendo a tona à importância de participar cada vez mais fazendo valer a sua voz no mundo digital, destacando-se dentro do seu grupo social nessa nova sociedade em que vivemos.

 

As empresas de comunicação tradicional estão vivendo verdadeiras quebras de paradigmas, pois estavam acostumadas com a comunicação em uma única direção, onde apenas elas falavam, mas agora são confrontadas com o feedback imediato da pessoa que está do outro lado da linha. A sua opiniao é muito importante e todos devem se preparar para ouvir, adaptar e melhorar conforme o feedback que for recebendo. Ao invés de ser uma crítica, é uma transformação e fidelização, pois com isso conseguimos envolver o leitor e/ou telespectador como um parceiro na construção do conteúdo. A partir do momento que temos essa parceira, construiremos uma grande fidelidade que faz a diferença em um mercado tão competitivo.

 

Experimente interagir em blogs, redes sociais e afins de conteúdo do seu interesse e verá que passará a ser conhecido tanto por quem postou a informação quanto pelas outras pessoas que estão buscando o mesmo tema e pelas pessoas que estão aguardando as suas recomendações de leitura. É um conceito de marketing viral que você pode usar justamente para ampliar o seu conhecimento, construir novas pontes de amizades e o mais importante networking profissional.

 

Agora mesmo reserve um minuto e comente o que você acabou de ler. Esse texto foi escrito para você e visando mostrar o quanto é importante você participar com a sua opinião. O valor do comentário é único e não tem preço. Toda vez que encontrar um conteúdo relevante ao seu interesse, divulgue usando as ferramentas sociais e atraia com isso uma grande credibilidade nas suas indicações, além de pessoas com interesse no mesmo tema. Ao registrar a sua opinião sobre determinado tema, você está retribuindo o autor da melhor forma possível além de se destacar como uma pessoa que recomenda bons conteúdos.

[],
Ramon Durães