Aplicando Elevator pitch no seu dia a dia

3 de julho de 2010 Por Ramon Durães

Aplicando Elevator pitch no seu dia a diaO termo “Elevator pitch” é muito comum entre os empreendedores que estão montando as suas startups. É como se fosse o tempo de deslocamento padrão de um elevador. É geralmente algo muito rápido e a proposta desse termo é justamente você passar a mensagem do que deseja no menor tempo possível como se estivesse escrevendo nos 140 caracteres do twitter.

Imagina você encontrar o Bill Gates na rua ou Eike Batista. Por mais que você ache impossível essas oportunidades aparecem do nada e é justamente nesse instante de minutos que você vai vender a sua ideia indo direto ao que realmente interessa apresentando os pontos mais importantes e empolgantes para conquistar a atenção.

Eu sempre pratiquei o método “Elevator pitch” sem nem mesmo saber que existia esse termo. É muito importante que você em poucas palavras se venda para qualquer pessoa que esteja conversando. É muito comum encontrarmos colegas da nossa área em eventos e reuniões. Aproveite todas as oportunidades para informar onde está trabalhando, com o que está trabalhando e principalmente se está atendendo algum cliente ou desafio especial.

Você não tem ideia do potencial dessa informação. É o seu melhor currículo falado diretamente para um possível contratante ou influenciador. No primeiro sinal de necessidade ele vai lembrar de você. Esse processo de “Elevator pitch” é continuo e você deve ir sempre atualizado das novidades.

É muito importante não confundir essa ação com chorar magoas. Estamos falando de empreender. Mesmo que esteja passando por um momento turbulento é importante apresentar como você está posicionado na situação e quais ações está tomando para resolver.

No “Elevator pitch” coloque toda emoção na venda do seu projeto ou ideia. Ele funciona muito bem também em uma reunião de projeto principalmente em times ágeis onde você precisa justificar o que está desejando. Seja direto apontando os benefícios e felicidades do que você está propondo. Em outro post eu comentei justamente sobre a entrega de experiências que justificam a aquisição da sua proposta. Venda sonhos entregáveis e conquistará seguidores.

Um guia rápido para iniciantes seria procurar responder as questões abaixo mentalmente para montar a sua justificativa de venda adaptando para cada cenário de acordo com a situação que você estiver propondo:

1) Qual o problema ?
2) Qual a solução ?
3) Quanto custa ?
4) Quanto tempo ?
5) Como você está colaborando ?

Com base nos dados que acabou de levantar monte o seu discurso e treine para você mesmo. Não tenha vergonha de falar olhando para o espelho do banheiro e depois no elevador do seu prédio. Não adianta você apresentar algo enquanto não estive seguro do que está falando. Diante de um investidor a segurança e o comprometimento são cruciais.

Se você pretende aplicar na sua venda pessoal uma grande oportunidade é usar todos os recursos disponíveis em redes socais como facebook, twitter e comentários em blogs de pessoas influentes na área desejada expondo as suas ideias tanto para o autor quanto para as pessoas que buscam aquele conteúdo. Você precisa usar o espaço para conquistar aquela oportunidade mágica que transformará a sua vida usando esse 1 minuto de fama.

Participe nos comentários e treine desde já o seu “Elevator pitch”. Experimente gravar um vídeo e postar aqui o link dele que comentaremos colaborando com o crescimento da sua experiência!

[],
Ramon Durães