Planning Poker no Visual Studio 2010

15 de junho de 2010 Por Ramon Durães

Planning Poker no Visual Studio 2010O Planning Pocker é uma das principais técnicas de estimativas usadas no desenvolvimento de software ágil usando SCRUM. Com a lista de estórias em mãos você utilizará um baralho contendo números com a sequência de Fibonacci (0, 1, 2, 3, 5, 8, 13…). Inicia-se a reunião e para cada estória priorizada pelo Product Owner entra na fila de votação. O time “comprometido” simultaneamente vota usando uma carta. Com esse simples artificio o time todo passa a se preocupar com cada estória e são estimulados a darem a sua visão sobre a complexidade de cada item do backlog.

O Planning Pocker é um importante artificio de comunicação no projeto uma vez que todos os participantes são estimulados a defenderem as suas posições seja por que considerou muito simples ou complexo. O principal problema nos projetos tradicionais é que justamente as estimativas são feitas por outras pessoas que não estão no dia a dia da implementação e não estão comprometidas.

Quando você compartilha informações restritas do projeto com os colaboradores você amplia a sua relação de confiança e conquista um aliado no projeto por que ele passa a perceber a sua grande importância no resultado final.

Para saber mais:
Planning Poker (R) Estimating in Detail

[],
Ramon Durães