Guerra contra o spam no blog

23 de maio de 2010 Por Ramon Durães

Ao pesquisar o termo “Spam”no wikipedia encontrei a definição como “O termo Spam, abreviação em inglês de “spiced ham” (presunto condimentado), é uma mensagem eletrônica não-solicitada enviada em massa.”

Com  popularização do uso dos e-mails nos últimos anos a prática de enviar e-mails não solicitado se tornou também muito abusiva. No entanto com a evolução das tecnologias contra o spam tem caído bastante por que a maior parte do conteúdo já é filtrado. Como bons exemplos eu posso citar o próprio Gmail e como ferramenta pessoal o Outlook que ambos possuem ótimos filtros contra o lixo eletrônico.

Com o fim do spam via e-mail cada vez mais próximo os spammers como são conhecidas as pessoas praticam tá prática se voltaram para a criação de engines (ferramentas que varrem a internet) para invadirem fóruns e blogs injetando comentários cujo objetivo é fazer propaganda e/ou obterem acréscimo no pagerank das principais ferramentas de busca como o Google e Bing.

A prática nesse caso simula para as ferramentas de busca como se o seu site estivesse indicando o outro.  Essa é uma técnica conhecida como SEO (Search Engine Optimization) e é uma das grandes vantagens de se comentar nos blogs. Principalmente se seu site tem conteúdo similar ao comentado.

Agora que você já entendeu o que tanto estimula esses spammers é recomendado que você use a moderação dos comentários ou use técnicas como CAPTCHA para que durante a postagem posa solicitar ao usuário que confirme a digitação das letras que apareceram na imagem como o recaptcha.

Outro recurso também utilizado é o de Pingback que é um protocolo de comunicação entre dois sites. Quando você adiciona um link do meu blog eu recebo uma notificação e registro no comentário uma referencia a esse link como se fosse um agradecimento.

Vejam abaixo alguns exemplos de comentários:

1) O spammer pegou o titulo da página e gerou um comentário.
image

 

2)No exemplo abaixo é uma resposta ao Pingback
image
3)O spammer falando de spam
image

 

4) E com chave de outro. Spam de contexto. Vejam que interessante esse texto.
image

Como você observou  os profissionais de spam não estão brincando em serviço e também estão procurando melhorar suas ferramentas para tentar enganar as proteções. Se você usa o BlogEngine como ferramenta para o blog então atualize desde já para uma versão superior ao 1.6.0.0 que já terá suporte a diversas proteções e filtros contra spam em comentários. Nesse momento estão trabalhando em uma melhoria contra o spam de Pingback.

[],
Ramon Durães