Vocês fazem migração de delphi para java ?

Acredito que você ao ler esse post deve de imediato está achando algo meio estranho no título do mesmo. Mas dentre os diversos contatos que recebo diariamente esse me chamou a atenção.

Tenho trabalhado muito nos últimos anos justamente na orientação dos clientes na migração para a plataforma Microsoft .NET Framework e achei interessante uma solicitação de apoio para migrar de Delphi para Java.

Uma rápida pesquisa no mercado é fácil observar a grande demanda por profissionais na plataforma Microsoft .NET Framework. Esse fato não é um acaso ou patrocínio da Microsoft. É que o mercado já compreendeu que o .NET é 100 vezes mais produtivo que o Java. Tal fato e diversos outros recursos profissionais que conquistaram de vez o mercado.

Esse contato ainda me lembrou um grande projeto que fizemos na UNIT e que virou case na Microsoft. Nós formos convidados a participar de um processo de seleção entre Java e a plataforma .NET Framework. O cliente em questão possuía um grande legado em Delphi e Java e procurava justamente uma padronização do ciclo de desenvolvimento com uma solução que oferece segurança ao projeto e uma garantia de evolução da tecnologia.

A Microsoft desde o lançamento do .NET em meados de 2000 que vem investindo pesado em melhorias na plataforma. Essa iniciativa provocou grandes mudanças internas que acabou padronizando até internamente o .NET Framework.

Para você dar os seus passos no .NET você não precisa pagar nada. O .NET Framework é gratuito, o Visual Studio 2008 Web Developer eXpress é gratuito e ainda pode usar o SQLServer 2008 Express como banco de dados.

Hoje você conta como uma infraestrutura completa de desenvolvimento integrando sua aplicação entre os mais variados modelos de projetos. O mais rescente lançamento é o Silverlight 3 que proporcionou mais uma quebra de paradigma permitindo uma aplicação Web rodar no ambiente windows sem qualquer mudança.

O Silvelright também é suportado em outras plaformas como Linux e MAC. Além que se você desenvolve uma aplicação Web. Ela vai rodar em qualquer navegador web de qualquer plataforma.

Avançando os passos além da tecnologia nós entramos na gestão de todo o ciclo de desenvolvimento do projeto. E mais uma vez a plataforma .NET Farmework com o Visual Studio Team System sai disparado na frente uma vez que oferece uma base de apoio para todos os seus projetos de desenvolvimento.

[],
Ramon Durães
MVP, Especialista em Visual Studio Team System