Licenciamento de Software

17 de julho de 2009 Por portal

Estava pensando em escrever algo sobre licenciamento de software quando encontrei um artigo muito bom no computerworld com o titulo  “Entenda as diferentes opções de licenciamento de software”.

Para você que desenvolve software deve prestar bastante atenção nesse assunto. Estamos em um momento de mudanças nos modelos devidos as novas estratégias baseadas no Windows Azure com o Cloud Computing.

Depois do modelo de venda o  que mais falávamos era o ASP (Application Service Provider) que teve bastante expansão. Agora estamos em mais um estágio que é o SaaS (Software como serviço) onde toda a operação é totalmente realizar externamente.

É certo que alguns cenários de negócios vão demorar ou não vão aderir ao SaaS. Porém nós temos dentro da cadeia de valor grandes possibilidades de comercialização permitindo vender para o grande público “Long Tail” ou “Calda longa”.

Eu tenho a oportunidade em função do meu trabalho de acompanhar e conversar diretamente com empresários ligados a área de desenvolvimento. É certo que cada produto desenvolvimento tem um mercado alvo diferente.

Conversando com um deles ele me falou que o cliente dele (small) tinha recebido uma proposta de outro fornecedor que não estava mais vendendo o software e sim alugando. Ele olhou com a cara de surpresa? Por isso é importante ficar atento ao ritmo do mercado e suas mudanças.

E para completar os seus entendimentos eu recomendo uma leitura no artigo “Uma introdução ao Software + Serviços, SaaS e SOA” do amigo Waldemir Cambiucci da Microsoft.

Como vocês estão observando já foi o tempo é que vender era apenas tirar pedido e que ter empresa de desenvolvimento era só codificar. O sucesso do seu negócio depende da estratégia adotada.

Aproveitando a carona gostaria de lembrar que a Microsoft já atual no mercado de aluguel com o contrato SPLA (Services Provider License Agreement). A proposta é você alugar o software Microsoft para o seu cliente junto com toda a infra-estrutura dele.

[],
Ramon Durães
MVP, Especialista em Visual Studio Team System