Onde procurar emprego ?

15 de julho de 2009 Por portal

Após a internet tivemos uma grande explosão de sites dedicados a divulgação de currículos. Após a fase de estabilização da novidade o que podemos observar hoje principalmente no mercado de tecnologia é que grande parte das oportunidades de trabalho abertas são ocupadas por indicações.

A palavra indicação está longe de ser considerada “nepotismo” e sim referência. Tal falto tem feito a diferença e favorecido a rápida recolocação profissional das pessoas que mais participam de comunidades e desenvolvem o marketing pessoal ampliando seu netwoking e expondo para o mundo suas habilidades.

É interessante como o conceito de “Club” superou o modelo estático de postar o currículo impresso ou online em algum lugar. Essa rápida mudança pode ser facilmente observada nas empresas de RH que estão fortemente atentas a comunidades e sites relacionados onde prospectam candidatos com freqüência

O profissional de tecnologia precisa ficar atento a todas essas evoluções que estão acontecendo em torno das mídias sociais e interagir mandando sua presença social cuidando da sua imagem profissional.

É muito comum ao profissional de tecnologia apenas lembra de prospectar um emprego no momento que está sendo despedido. E na verdade essa ação deve ser constante dentro da sua rede social.

Por isso participar e interagir com pessoas de interesse comum faz a diferença no mercado de trabalho possibilitando a busca de novas oportunidades no momento em que for necessário.

Eu tenho vários casos de pessoas próximas que estão hoje ainda colocando currículos por que estavam trabalhando e somente isso. Ou seja, participavam do contexto total de isolamento do mercado. Lembrando apenas quando era necessário para o interesse deles.

Seja social! Ajude a transformar e veja o resultado. Se você não têm tempo para isso. Não terá para mais nada.

Agora você pode dar continuidade nesse texto participando nos comentários com o tema “Onde procurar emprego”!

[],
Ramon Durães
Canal de empregos do Desenvolvendo para web
Canal de empregos do Mutex (Bahia)