Team Foundation Server offline

10 de julho de 2009 Por portal

Um dos recursos interessantes presentes no Team Foundation Server, é a capacidade de trabalhar offline. Essa situação é comum quando você possui desenvolvedores trabalhando remotamente e por algum motivo a conexão de acesso cai. O TFS vai identificar isso quando você tentar abrir o projeto.

image

Após confirmar, seu projeto vai ficar offline dentro do Visual Studio conforme exemplo na imagem abaixo:

image 

Portanto, mesmo que você esteja trabalhando em um projeto que tenha lock de registro será possível continuar trabalhando normalmente e alterar os arquivos. Porém ao colocar Online clicando em Go Online – conforme indicado na figura anterior – o Visual Studio criará uma lista de arquivos modificados para fazer a atualização no servidor do TFS.

image 

Após confirmar ele vai fazer lock dos arquivos alterados conforme o exemplo abaixo:

image 

Depois é só fazer o Check-In para finalizar a operação.

image

E pronto! Alterações enviadas para o servidor do TFS. Com isso, você viu que mesmo trabalhando com o bloqueio de arquivos o TFS está preparado para atender as suas necessidades.

A proposta do TFS é ir além e permitir o desenvolvimento distribuído em qualquer lugar, pois toda a sua plataforma é baseada em Web Services. Ele suporta os recursos de Lock e multíplo Check-out.

Caso algumém altere esse arquivo antes de você. Será necessário fazer um Merging.

[],
Ramon Durães
MVP, Especialista em Visual Studio Team System