Pontos importantes antes da Migração de um projeto

6 de julho de 2009 Por portal

Chegou o momento de adotar a plataforma Microsoft .NET em seus projetos. Portanto chegou o momento de planejar as ações durante a migração. Você terá dois cenários importantes durante a migração de um projeto ou tecnologia. Se o projeto for uma nova solução você terá um caminho. Se for a migração de uma solução ou ERP existente você terá um segundo caminho com desafios diferentes.

1) Migrar do Windows (Java,VB 6.0,Delphi e outros) para a Web (ASP.NET)
Essa é uma etapa importante pois os profissionais certamente não conhecem o modelo de desenvolvimento web o que implica em conflitos e quebra de conceitos existentes
Observação: Não adianta querer fazer a mesma coisa atual na Web.

2) Desenvolvimento baseado na plataforma Microsoft . NET Framework
Tenho escutado muito dos clientes ao longo dos anos a frase “Me passa um exemplo de incluir, alterar e excluir” que o resto eu me viro.
Observação: .NET é um grande framework de desenvolvimento e mais uma vez precisa quebrar os paradigmas existentes para aprender a usar da forma correta.

3) Ficar atento para a concorrência entre o produto atual e o novo?
Grande parte dos meus clientes construiram algum produto de sucesso no mercado baseado em uma tecnologia legada. É normal confundir time de desenvolvimento e manutenção e esse será o grande desafio de trocar a asa do avião sem parar o mesmo.
Observação: Separar claramente os projetos e pessoas envolvidas. Seu concorrente será sempre o produto antigo.

4) Basta recompilar no .NET ?
O grande diferencial do .NET Framework é você ter a liberdade para expandir e reutilizar o código fonte explorando ao máximo os recursos de produtividade no seu projeto.
Observação: Implantar uma arquitetura de software é fundamental para organizar e aumentar a produtividade.

5) Como organizar o desenvolvimento do projeto ?
Durante o desenvolvimento você precisa controlar o código fonte, atividades e qualidade do projeto para manter o cronograma.
Observação: Independente da sua métodologia avalie o uso do Visual Studio Team System

Investir em desenvolvimento de software é sempre um grande desafio. Por isso é fundamental planejar e iniciar corretamente da melhor forma para reduzir os riscos já conhecidos. Entre em contato agora mesmo

Para saber mais sobre como migrar para a plataforma .NET!

[],
Ramon Durães
MVP, Especialista em Visual Studio Team System
Ramon trabalha com projetos de migração já faz alguns anos

A empresa 2PC Consultoria e Treinamentos é especializada em apoiar empresas que trabalham com desenvolvimento de software.