Entenda o que é Traffic shaping ?

8 de maio de 2009 Por portal

Com o crescimento da banda larga no Brasil passamos a usar uma série de serviços no nosso dia a dia. Pequenas empresas estão cada vez mais conectadas graças aos preços que estão ficando acessíveis.

Com esse crescimento de usuários algumas operadoras acabam por não ampliarem muito a sua malha e acabam usando técnicas como o Traffic shaping para interferir na banda utilizada usando recursos para destruir alguns pacotes de dados limitando a largura de banda que você utilizada para a internet.

A alegação nos bastidores é que temos muitos usuários do P2P e os mesmos acabam por usar demais a banda. A grande questão é que as mesmas devem especificar os limites nos contratos e não usar essas técnicas para interferir na qualidade do serviço.

Já faz alguns anos que eu trabalhei em uma empresa ligada a telefonia e desde aquela época já falávamos em VOIP que hoje acabou virando algo tão comum no nosso dia a dia e popular em programas como o Skype, mas já tirou sono de muitas operadoras que não evoluíram para uma política de preços mais competitiva e enxergaram no Traffic Shaping um caminho para prejudicar a qualidade da chamada VOIP e tirar essa idéia da cabeça do cliente.

Essa estratégia já foi muito comentada nos EUA e hoje já encontramos também essa discussão pelo Brasil. Encontrei um artigo no IDG Now discutindo justamente esse assunto para que você possa se interar. Se puder passa uma cópia para a Anatel.

[],
Ramon Durães
MVP, Especialista em Visual Studio Team System
Ramon padronizou uso de VOIP na empresa apostando na convergência.