Windows Azure no Brasil

7 de abril de 2009 Por portal

Windows Azure é um novo sistema operacional que esta sendo desenvolvimento pela Microsoft para permitir aos desenvolvedores a criação de aplicações usando o conceito de Cloud Computing.

Na prática a computação nas nuvens vai proporcionar as empresas que desenvolvem software colocar suas aplicações hospedadas em um servidor virtual de baixo custo que oferece todos os recursos de infra estrutura conforme as necessidades do negócio.

Vamos imaginar que hoje sua aplicação terá um volume de acessos 10 vez maior que um dia normal devido a alguma característica do seu negócio. O que você vai fazer é programar sua infra estrutura para duplicar ou triplicar por exemplo a capacidade de processamento, memória e o que fora necessário durante esse período de alto pico sem necessidade de colocar nenhum hardware adicional.

Com isso você vai pagar somente pelo que usar sem se preocupar com recursos ociosos uma vez que todas infra estrutura será fornecida por servidores virtuais completamente dinâmicos.

A Microsoft Brasil está disponibilizando hoje dois canais importantes sobre esas plataforma:

Azure Services Plataform Developer Center
Azure Academy

Para as empresas que desenvolvem software esse é o momento de preparar seus projetos para que no future possam ser facilmente migrados para esse novo modelo de plataforma baseada em serviços.

Eu já tenho recebido diversas solicitações de clientes querendo conhecer mais do Windows Azure e como otimizar seus negócios em cima dessa plataforma. Estou preparando um WorkShop em breve sobre o assunto.

[],
Ramon Durães
MVP, Especialista em Visual Studio Team System
Aposta no Windows Azure como um diferencial para as empresas