Como migrar de OracleForms para ASP.NET ?

14 de janeiro de 2009 Por portal

Os grades desafios em um projeto de migração logo aparecem pela barreira tecnológica, pelas diferenças de ambientes e culturas. No passado você implementava um código de uma forma e agora trabalhamos completamente diferente.

Já estive aqui comentando anteriormente sobre algumas dúvidas dos clientes na migração do oracle para a plataforma .NET Framework. Agora estou com mais uma grande notícia para os clientes.

Estou avaliando uma plataforma de migração para representação no Brasil que tem objetivo de otimizar os passos para os clientes que possuem sistemas desenvolvidos em OracleForms de forma ler esse código e gerar uma nova estrutura no modelo do ASP.NET 3.5 + MVC e Visual Studio 2008.

Para os clientes que ainda estão indecisos não é dificil comprovar a viabilidade de uma migração do projeto:

– Aumento da produtividade
– Maior número de profissionais .NET no mercado
– Padronização de todo o ciclo de desenvolvimento
– Reutilização de código
– Aderência a padrões modernos como Web e SOA
– Acesso Web, Windows, Mobile, RIA
– Gestão efetiva do projeto

Dois caminhos podem ser seguidos. Opção pelo caminho manual rescrevendo toda a aplicação
ou migração automatizada e realizando depois apenas os ajustes necessários.

A ferramenta que estamos avaliando nesse momento consegue aproveitar cerca de 80% dos objetos implementados dentro do Oracle além dos relatórios que são portados para o Microsoft Reports Services.

Eu gostaria de saber se você participa desse mercado “Oracle” para ter uma idéia de demanda para esse tipo de projeto de conversão. Avançando o projeto estaremos suportando no Brasil essa plataforma para todos os clientes da 2PC que atendemos na área de consultoria de projetos.

Na empresa que trabalho atualmente nós apoiamos os clientes em todas as fases de migração oferecendo treinamento, orientações, boas práticas e implantação do ciclo de desenvolvimento usando o Visual Studio Team System além de avaliação de problemas em projetos existentes e planejamento orçamentário para empresas visam buscar financiamento bancário ou de terceiros. É muito importante em um momento de migração o planejamento para evitar surpresas no futuro e projetos intermináveis.

A idéia é oferecer mais um beneficio para os clientes que estão ainda dependentes do Oracle Forms possam acelerar o processo de migração. Estaremos oferecendo algumas condições especiais para os primeiros clientes que já desejem sair do Oracle direto para o .NET independente que seja pela migração manual ou automatizada.

Faça um contato agora mesmo comentando esse post ou usando o formulário de contato para que possamos avaliar seu projeto e definirmos junto o melhor caminho.

[],
Ramon Durães
MVP, Especialista em Visual Studio Team System
Para consultoria & treinamento fale com a 2PC.