Como mostrar ao chefe que chegou o momento de migrar para a plataforma .NET

28 de setembro de 2008 Por portal

As principais dúvidas antes de migrar para plataforma Microsoft .NET

Para você que já trabalha com .NET Framework e já conhece todo o mundo de oportunidades oferecidas pelo Visual Studio parece ser um desafio muito fácil.

Eu participo de eventos em todo o Brasil como palestrante conversando com o público em geral e conversando com clientes como consultor abordando os mais diversos assuntos ligados a plataforma Microsoft.

Ultimamente tenho recebido diversas solicitações de empresas para atuar como interlocutor apresentando a estratégia do .NET para o time interno do projeto no modelo de um mini workshop interno de forma que os colaboradores e o gestor possam tirar as dúvidas sobre o que é essa nova plataforma de desenvolvimento Microsoft.

Para facilitar o seu trabalho estou listando alguns pontos para que use como base na formulação de seus argumentos e contribua no processo inicial para mudar desde já para a plataforma .NET Framework.

1) O que é o .NET Framework ?
A plataforma .NET Framework foi criada em meados de 2000 com objetivo de oferecer para os desenvolvedores uma completa infra estrutura para construção de suas aplicações. Na pratica você deixa de desenvolver para o Win32 e passa a desenvolver para plataforma .NET. Isso quer dizer que aonde tiver o .NET instalado sua aplicação estará rodando. Ficando a cargo do .NET a comunicação com o sistema operacional. Você como desenvolvedor terá mais de 7000 classes disponíveis para utilização em suas aplicações. Vai desenvolver em um ambiente moderno e mais produtivo do mercado que é o Visual Studio.
Para saber mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft_.NET

2) Quais as linguagens eu posso utilizar no desenvolvimento .NET?

Você tem a disposição mais de 20 linguagens disponíveis que pode utilizar. Dentre elas temos as mais utilizadas e suportadas diretamente pela Microsoft que é o VB.NET (Leia-se Visual Basic .NET (DOTNET)) e C# (Leia-se Chsarp).
Para saber mais:
http://msdn.microsoft.com/en-us/vbasic/default.aspx
http://msdn.microsoft.com/en-us/vcsharp/default.aspx

3) O VB 6.0 é a mesma coisa que Visual Basic .NET ?
NÃO! É muito importante separar o entendimento sobre essas duas linguagens. Com o VB 6.0 você desenvolve para o ambiente Windows (Leia-se Win32). Com o VB.NET você tem uma nova linguagem completamente reestruturada e totalmente orientada a objetos que utilizada todos os recursos disponíveis no .NET Framework para construir os mais variados tipos de aplicações compilando para a plataforma .NET

4) Como é o acesso a dados na plataforma .NET ?
Com o .NET você terá acesso ao novo ADO.NET (ou a nova tecnologia ActiveX Data Objects) que vai possibilitar acesso aos principais bancos de dados do mercado usando acesso “nativo”. Como assim? Significa que com o .NET sua aplicação vai “falar” diretamente com o banco de dados sem a necessidade de drivers intermediários como o OLEdb e ODBC garantindo um rápido acesso aos principais fornecedores do mercado. Você tem ainda a disposição o LINQ (Language integrated Query) para além de peformace ampliar mais ainda a produtividade poupando todo o trabalhando de escrever qualquer código de acesso ao banco de dados e focando no núcleo do seu negócio. Caso tenha alguma base dados não suportada poderá usar o OLEDB e OBDC tranquilamente.
Para saber mais:
http://www.linhadecodigo.com.br/Artigo.aspx?id=296
http://imasters.uol.com.br/artigo/7156/bancodedados/introducao_linq_to_sql/

5) Qual a diferença do ASP para o ASP.NET ?
O ASP tradicional é um modelo de script que é interpretado a cada requisição com desenvolvimento desestruturado com código misturado com o HTML que muito dificulta a manutenção e sem recursos sofisticados. Com o ASP.NET você finalmente passara a construir uma aplicação compilada usando uma ferramenta de desenvolvimento mais produtiva do mercado. O ASP.NET vai trazer para o seu projeto um grande leque de opções ampliando de imediato a produtividade, desempenho e os recursos oferecidos pelo Visual Studio e conjunto de controles do ASP.NET. Com o código compilado vai poder distribuir seus projetos com segurança protegendo o código fonte pois vai distribuir apenas uma aplicação compilada.

6) Quais tipos de projetos eu posso fazer no .NET com o Visual Studio 2008 ?
O Visual Studio 2008 oferece um ambiente integrado pra o desenvolvimento de diversos tipos de projetos: Console, Windows, Web, Web Services, AJAX, Silverlight, Office 2007, SQL2005, SQL2007, Web Mobile, Windows Mobile e muito mais…

7) Qual melhor caminho para migrar?
O primeiro passo é avaliar todos os projetos existentes e o conhecimento do time envolvido. Para então definir um plano de ação envolvendo desde capacitação na nova plataforma a um acompanhamento em algum projeto piloto para que sirva de modelo pra os outros. Um ponto importante é que não basta “Migrar” e sim repensar a forma de desenvolver software direcionando a padronização e reutilização.

8) Como escolher entre VB.NET e C#
Ambas as linhagens após compiladas geram o mesmo tipo de executável que na verdade é um código para a plataforma .NET conhecido como MSIL (Microsoft Intermediate Language) que será compilado nativamente no ambiente de destino pela plataforma .NET . Acabou aquela briga que a sua linguagem é melhor que outra. Agora ambas acessam o mesmo conjunto de classes. Daí outras questões deve ser levadas em consideração na escolha da linguagem padrão.
http://en.wikipedia.org/wiki/Common_Intermediate_Language

9) O que é o ASP.NET AJAX?
É um framework especifico para implementação das técnicas do AJAX (Asynchronous Javascript And XML) em suas aplicações ASP.NET com o mínimo de esforço. Basta adicionar as referencias e utilizar com o máximo de produtividade e experiência para o seu usuário final e transparente para o desenvolvedor .NET livrando o desenvolvedor de ficar se preocupando como browser de destino e com JavaScript.
http://pt.wikipedia.org/wiki/AJAX_(programa%C3%A7%C3%A3o)

10) O que é o LINQ
O LINQ (Language Integrated Query) é uma nova sintaxe implementada no .NET 3.5 para consulta em objetos. Com ele você pode mapear, por exemplo, um banco de dados como objetos e deixar a cargo do LINQ toda a responsabilidade de comunicação com o mesmo sem precisar fazer nenhum código ADO.NET. Daí você vai focar na aplicação e na produtividade n trabalhando com modelo totalmente de objetos.
http://blogs.2pc.com.br/ramonduraes/archive/2007/09/24/introdu-o-ao-linq-to-sql-visual-studio-2008.aspx

11) O que é o Silverlight ?
Silverlight é novo modelo para construção de interfaces ricas e interativas na web que traz ainda amplo suporte para distribuição vídeo de alta resolução. Com o Silverlight você vai explorar a sua criatividade ao máximo oferecendo para o usuário uma experiência jamais vista usando telas baseadas em XAML e código desenvolvido em .NET. Isso mesmo você vai
aproveitar seu conhecimento .NET para implementar o Silverlight. Ele funciona nos principais navegadores do mercado com um plugin que se instala automaticamente.
http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/cc580591.aspx

12) Quais as principais versões do Visual Studio 2008?
o Visual Studio 2008 Express é gratuito e você pode baixar agora mesmo. Você tem também o Visual Stduio 2008 Professional para desenvolvimento em empresas e Visual Studio Team System que é a versão mais completa da família e é uma solução composta de um conjunto de aplicativos para cuidar de todo o ciclo de desenvolvimento no seu projeto.
http://blogs.2pc.com.br/ramonduraes/archive/2008/07/31/quais-as-diferen-as-entre-as-vers-es-do-visual-studio-express-professional-team-system.aspx

 

Para outras informações entre em contato diretamente comigo que posso ajudar seu projeto em todas as fases de migração. Em alguns casos também podemos agendar um WorkShop para apresentar todo o RoadMap da plataforma e preparar provas de conceito.

[],

Ramon Durães
MVP,Especialista em Visual Studio Team System
2PC Professional Consulting
http://www.2pc.com.br