Vida digital, problemas digitais!

7 de setembro de 2008 Por portal

Durante anos eu utilizei o meu software de importação de imagens para recuperar as fotos de minha câmera digital sempre usando a opção de excluir limpando o cartão. Recentemente aceitei usar uma versão beta e não que agora ele se perdeu no meio do caminho e acabei perdendo todas as minhas fotos.

Durante alguns segundos eu fiquei pensando o que eu tinha acabado de fazer! Com alguns cliques perder preciosas fotos. Depois de algumas pesquisadas encontrei alguns programas que servem para recuperar as fotos apagadas no cartão de memória!!

Dentre deles:
http://www.undeleteunerase.com/

Esse fato me fez lembrar uma situação muito importante em minha vida. Aconteceu alguns longos anos passados quando um cliente durante uma reunião virou para min e falou “Ramon, eu sou completamente leito e me disseram… que na informática tudo é possível”.

Não preciso nem dizer a vocês que os primeiros segundos depois dessa frase foram os mais longos pois eu já estava aguardando mais uma grande solicitação complicada do meu cliente.

Foi quando me veio a frase complementar que usei para responder que é “Mas tem um preço”.

O resumo dessa história é que meu cliente sabia que estamos sempre disponíveis para atender suas demandas e que ele em contra partida deveria está também sempre disponível pra receber nossas faturas no final do mês.

Em complemento logo no inicio eu aprendi mais uma otima lição durante os primeiros estudos do MSF e aplico para tudo em meus projetos. Coloque seu cliente seja interno / externo para escolher duas opções das apresentadas no triangulo na figura 01 sendo que a terceira não escolhida será negociada.

Para  o caso que já citei acima se aplica muito bem. Temos no nosso triangulo 03 opções: Recursos / Tempo / Funcionalidades.
Bb490158_se_planbulid04_big(en-us,TechNet_10)
Figura 01 – Negóciando 

Ainda sobre o caso do meu cliente ele escolheu como prioridade as novas funcionalidades que ele estava solicitando tendo como tempo para entrega o prazo que atendia a seus interesses. Como resultado desas rápida avaliação restou para ele arcar com o investimento.

Mas o que isso tem a ver com as fotos perdidas:
Por um pequeno descuido preciosas fotos estariam perdidas. Por pequenos descuidos seus projetos de software também podem seguir o mesmo caminho. Por isso não pense duas vezes antes de procurar ajuda. Por mais difícil que parece existem soluções.

Desejo sucesso com duas fotos digitais  e com seus projetos. Em caso de  necessidade nós podemos ajudar com a melhor solução em Visual Studio Team System.

E finalmente com minhas fotos recuperadas confira uma delas tirada durante o II Encontro de parceiros de Visual Studio Team na Microsoft. Por falar tenho o orgulho de participar de um exclusivo grupo de empresas ligadas a  implantação de Visual Studio Team System no Brasil.
Ramon Durães no Encontro de parceiros de Visual Studio Team na Microsoft

Ramon Durães
MVP, Software Engineer especializado em Visual Studio Team System
2PC Professional Consulting