Como eu posso migrar para plataforma .NET

4 de setembro de 2008 Por portal

Migração para plataforma .NET Framework

A plataforma Microsoft .NET Framework vem alcançando cada vez um mercado maior dentro das empresas das pequenas as grandes que possuem um setor de desenvolvimento pela qualidade oferecida e produtividade em conjunto com o Visual Studio 2008, assim como pelo plano tecnologico e constantes investimentos por parte da Microsoft em sua evolução dando segurança as empresas pra que elas adotem com tranqüilidade.

Com a descontinuidade de outras plataformas como Delphi e o Visual Basic que muito sucesso fizeram na época e hoje ainda são a base de grandes projetos que as empresas já estão começando a se preocupar com a migração para um novo ambiente de desenvolvimento. Nesse cenário também se encaixa  as empresas que investiram em Java e PHP e hoje já estão decidindo pela adoção do .NET porque comprovaram as diferenças de produtividade e economia no projeto oferecidos pelo .NET Frmework em conjunto com o Visual Studio 2008.

A grande pergunta é por que investir na plataforma Microsoft .NET ?
A criação do .NET Framework estabeleceu um novo pilar para os desenvolvedores de aplicação por ser uma nova estrutura completamente rescrita com todas as características modernas passando a oferecer as melhores soluções tecnológicas para resolver todos os problemas de negócio.

Como o .NET ajuda a padronizar o desenvolvimento ?
Um dos maiores problemas nas empresas que desenvolvem algum software é a salada de ferramentas utilizadas que levam a ter pessoas com conhecimento em uma tecnologia e pessoas com conhecimento em outras. Com o .NET você terá uma única linha de trabalho dentro do Visual Studio para os mais variados tipos de projetos: Aplicações web com o ASP.NET, WebServices, Windows, Windows Services, Aplicativos para rodar dentro do Office e até dentro do SQLServer.

Como eu posso migrar para a plataforma .NET ?
Para as empresas que já tem algum produto a primeira linha de pensamento é a busca por uma ferramenta de migração. Na pratica tal ferramenta não existe pois não vai fazer sua aplicação absorver os novos recursos oferecidos pelo .NET. O que você tem que fazer é avaliar quais projetos faz parte do núcleo principal da empresa como um ERP, por exemplo, que devido a sua importância e necessidade de evolução constante precisam ser rescritos estabelecendo assim as prioridades.

Como eu programava antes e agora com o .NET ?
Ao longo dos anos eu pessoalmente passei por diversas etapas como programador em diversas tecnologias. Conseguimos evoluir bastante coisa ao longo dos anos. Com o .NET você tem um ambiente completamente novo e estruturado favorecendo a total reutilização de código baseado em um modelo totalmente orientado a objetos. Em função disso que você precisa atualizar todos os conceitos para que possa explorar ao máximo o grande potencial dessa nova plataforma.

Por que devo investir em arquitetura de software?
Com o crescimento dos projetos com a participação cada vez maior de um grande número de desenvolvedores envolvidos e posteriormente sua necessidade de manutenção e integração com terceiros que está mais que comprovado a importância do profissional com o papel de arquiteto de software que se preocupa com os impactos em toda a aplicação e não somente em um ponto especifico criando e padronizando o código para que a empresa tenham um framework básico de desenvolvimento comum a todos para que se possa reduzir os impactos no casos de troca de profissional.

Como você pode resumir as novas tecnologias lançadas e o que podem agregar ao meu negócio?
Nós temos um grande conjunto de funcionalidades que vão desde um intellisense completo oferecido pelo Visual Studio (VB.NET / C# / JavaScript / CSS / HTML / XML) até mapeamento objeto relacionado oferecido como o LINQ (Language Integrated Query) to Entity / SQL que aumenta mais ainda sua produtividade na manipulação de informações referentes ao banco de dados e objetos. Além do Microsoft AJAX para construção de interfaces web mais amigáveis para os usuários finais e outros recursos como o Windows Workflow Foundation (WF ) , Windows Communication Foundation (WCF), Windows Presentation Foundation (WPF) além do já famoso Silverlight que aproximou de vez a criação de novas interfaces ricas para web e distribuição de conteúdo de alta resolução.

Eu quero migrar para .NET mas quero continuar com o meu banco de dados é possível ?
A plataforma Microsoft .NET Framework oferece um novo mecanismo de acesso a dados completamente reestruturado conhecido agora como ADO.NET com exclusivo acesso nativo ao SQLServer e Oracle oferecendo altos ganhos de desempenho. Para outras bases de dados basta utilizar as classes oferecidas pelo fabricante ou mesmo o tradicional OLEDB e ODBC permitindo que você migre para plataforma .NET agora mesmo independente do seu banco de dados.

Como eu posso ter segurança durante o processo de migração ?
A primeira coisa é fazer uma analise de impacto em todos os seus projetos e inclusive no seu ciclo de desenvolvimento usando um trabalho conhecido como Gap Analysis. Com base nessas informações desenvolver um plano de migração que terá como um dos primeiros passos a qualificação da sua equipe de desenvolvimento de forma a preparar a mesma de maneira rápida e segura na plataforma Microsoft .NET Framework.

O que eu preciso saber da minha equipe antes de treinar na plataforma .NET?
Primeiro é avaliar o perfil de cada profissional envolvido assim como sua experiência na área de desenvolvimento, com o banco de dados escolhido assim como os conhecimentos com orientação a objetivos e com desenvolvimento web se for o projeto em questão.

Como posso treinar minha equipe inteira em .NET da melhor forma e mais rápida ?
A princípio essa dúvida parece um sonho difícil de ser realizado por que existem hoje no mercado diversas empresas oferecendo treinamentos que na prática são muito longos e não atende as necessidades de tempo e custo para treinar todos os colaboradores da empresa. Para esses caso existe empresas como a 2PC Professional Consulting que é especializada em atender empresas que desenvolvem software oferecendo toda qualificação necessária levando o consultor para dentro da empresa do cliente em tempos super curtos de no máximo 40 horas.

Como seria a implementação de arquitetura de software no projeto?
Para os projetos que já possuem profissionais com experiência em .NET ou após o plano de qualificação a estratégia é selecionar alguns profissionais para se qualificarem em arquitetura e formando equipe da empresa preocupada na implementação de boas práticas e no framework padrão de desenvolvimento. Essa equipe participara de um plano intensivo de ações cujo objetivo é validar e iniciar a preparação da base para todos os projetos.

Eu contínuo com medo de migrar e contratar mais pessoas por que não tenho segurança para gerenciar meu projeto ?
Essa é uma pergunta que acabo escutando diariamente dos clientes que me procuram. Pelo  histórico das soluções pela Microsoft que acabam por fortalecer na mente dos clientes a idéia somente de servidores e linguagens de programação. Desde 2005 a Microsoft lançou no mercado como complemento ao desenvolvimento de software o Visual Studio Team System destinado a gerenciar todo o ciclo de desenvolvimento das aplicações propiciando potencializando os projetos de desenvolvimento pelo uso de ferramentas integradas de gestão e acompanhando do projeto.

Considerações finais

Muito tempo já se passou desde a primeira versão do .NET Framework em meados de 2000 até os dias atuais onde já estamos com o .NET Framework 3.5 e o Visual Studio 2008 SP1 permitindo durante esse tempo que o mercado observasse todo o potencial oferecido por essa nova estratégia de desenvolvimento que continua crescendo a cada dia sempre oferecendo novas soluções de tecnologias para as crescentes necessidades de negócio.
Permitindo então pra empresa não somente uma adoção de plataforma e padronização de desenvolvimento indo mais além com uso de uma metodologia e um modelo para gestão de todo o ciclo de desenvolvimento conhecido altamente no mercado como Application Lifecycle Management (ALM) e coberto pela solução de Visual Studio Team System.
Por isso independente do tamanho de seu projeto sendo ele pequeno, médio ou grande você terá todo o potencial disponível e alcançável.
Sucesso em seus projetos

[],
Ramon Durães
MVP, Software Engineer

2PC Professional Consulting oferece consultoria especializada para empresas que desenvolvem software e desejam migrar pra plataforma Microsoft.