Integrando Delphi e Oracle com .NET e Visual Studio Team System

9 de agosto de 2008 Por portal

Migrando para Visual Studio Team System

Durante a semana recebi um contato de um cliente que possui um ambiente de desenvolvimento com a plataforma Delphi e Oracle e gostaria de migrar para plataforma .NET Framework usando toda estratégia de ALM (Application Lifecycle Management) oferecida pelo Visual Studio Team System e continuar utilizando o Oracle como banco de dados.

Para que possamos esclarecer melhor os fatos é importante separar a migração do projeto em algumas partes direcionando melhor os entendimentos separando o que é tecnologia e o que é ciclo de desenvolvimento (ALM). Com o .NET Framework você tem acesso nativo ao banco de dados SQLServer e Oracle permitindo a sua migração sem problemas e com ganhos imediatos de peformace pois não vai precisar usar OleDb ou ODBC que são conhecidos como drivers e via de regra já consomem recursos.

1) Tecnologia – Essa deve ser a primeira etapa do seu projeto e consiste na capacitação dos desenvolvedores para migração da plataforma de desenvolvimento atual que está em Delphi para .NET Framework usando C# (CSharp) e ASP.NET (Web) pra desenvolvimento das aplicações usando como ferramenta RAD (Rapid application development) o Visual Studio 2008 e o Oracle como banco de dados já existente cabendo a possibilidade de já usar recursos para múltiplos bancos de dados ampliando o suporte ao SQLServer por exemplo.

2) Arquitetura – Existe um fato que deve ser levado em consideração já desde o inicio a consiste no direcionamento para utilizar a plataforma da melhor forma e não somente converter de um ambiente para outro. Um dos principais benefícios do .NET é aproveitar toda estrutura de classes e implementar um plano de reutilização de código para somar com a produtividade já oferecida pelo Visual Studio e padronizar o desenvolvimento com um framework padrão.

3) ALM – Na terceira etapa do projeto entra o foco no ciclo de desenvolvimento com definição de um modelo e uma estratégia para condução do projeto com a adoção da plataforma do Visual Studio Team System que vai permitir a gerência do projeto, distribuição das atividades para os participantes do projeto, acompanhamento, controle da qualidade e previsibilidade do projeto. Confira o depoimento de um cliente.

4) Visual Studio Team System & Oracle – A plataforma do Visual Studio Team System utiliza como repositório para as informações do projeto um servidor conhecido como Team Foundation Server (Windows Server / SQLServer / Sharepoint) e não tem nenhuma relação com o seu servidor de banco de dados das aplicações atuando como repositório exclusivo para as informações coletadas durante o ciclo de desenvolvimento para gestão do projeto. Ou seja, se suas aplicações usam Oracle vão continuar utilizando. Mesmo que sua plataforma seja totalmente SQLServer , você não vai utilizar o TFS para armazenar informações das suas aplicações. É importante registrar que o SQLServer utilizado pelo Team Foundation Server tem o objetivo exclusivo de servir ao seu servidor de desenvolvimento. Então se você possui Oracle para suas aplicações vai continuar utilizando pois o ADO.NET oferece amplo suporte. (Registro minha opinião pessoal para recomendar migração também para o SQLServer 2008 como servidor de aplicações).

5) Integração do banco de dados ao ciclo de desenvolvimento – Nesse ponto o Visual Studio Team System oferece uma característica única adicional que é além de gerir as atividades das pessoas envolvidas no desenvolvimento do código fonte do projeto, também permite gerenciar as o desenvolvedor e administrador do banco de dados por meio da ferramenta especifica para as pessoas com esse papel no projeto com o nome de Visual Studio Team Edition for database que inclui as funcionalidades (Reverse-Engineering , Build / Deploy , Schema Compare, Data Compare, Code Analysis, Data Generation, Unit Testing ) e era uma ferramenta exclusiva para SQLServer e agora foi aberta para outros bancos de dados e estarão lançando seus conectores em breve.

Considerações finais
Dentre as mais diversas duvidas e decisões durante a migração de uma plataforma para outra você deve ter em mente a separação de tecnologia e processos. Caso sua decisão seja pela plataforma .NET com o Visual Studio 2008 você terá a disposição a melhor e mais produtiva plataforma de desenvolvimento do mercado com suporte aos mais variados tipos de projetos variando de aplicações console, Windows, Web , Ajax, WebServices, SOA, Mobile, Silverlight a aplicações pra rodar dentro do Office 2007 e SQLServer usando o mesmo Visual Studio e codificando com .NET e linguagens como VB.NET ou C# aproveitando todo seu conhecimento independente do modelo de projeto adotado.
Como registro final vale lembrar que a migração para .NET não interfere no seu banco de dados que já usa hoje para as aplicações. A mudança do banco de dados é uma segunda decisão que você pode tomar no seu projeto.

Recomendação importante:
A 2PC Professional Consulting é uma empresa especializada em migração de plataformas para a estratégia do .NET Framework e implementação do ciclo de desenvolvimento usando o Visual Studio Team System.

[],
Ramon Durães
Software Engineer / MVP
2PC Consultoria e Treinamentos em Microsoft Visual Studio Team System
http://www.2pc.com.br