Fique de olho no seu antivirus e em outros fatos curiosos

27 de junho de 2008 Por portal

Eu não sou muito velho mas ainda conheci muitos vírus que infectavam principalmente a MBR dos disquetes e se espalhavam ou infectavam os velhos docs criados no Word. Com o passar dos anos esses vírus foram morrendo e se adequando aos padrões da internet e hoje se focando mais basicamente em roubar senhas de banco tornando-se um lucrativo negócio para os criminosos.

Ao longo dos anos já tive vários problemas com antivírus e por incrível que pareça nenhum deles foi relacionado a vírus. Depois que inventaram esses programinhas chamados de antivírus que deixam nosso computador muito lento por padrão ao longo do tempo eles também resolveram atrapalhar a vida do desenvolvedor.

Em certa oportunidade um cliente me procurou que o .NET não estava conseguindo mandar email. Depois de isolar o problema chegamos ao tal antivírus que estava barrando o envio de smtp.

Recentemente anos depois agora em uma implantação de Visual Studio Team System o cliente estava reclamando que o Visual Studio estava lento em algumas maquinas. Após muitas verificações descobrimos que tinha um antivírus rodando de forma oculta nos bastidores e pra variar estava fazendo a varredura consumindo muito processamento da maquina em horário de trabalho.

E para não perder a oportunidade nesse mesmo cliente aconteceu outro fato também interessante que durante ao uso da tela de Work Item estava demorando muito para carregar a interface na tela. Entra eu em cena novamente para avaliar. Em primeiro momento chegamos a desconfiar até do servidor que estavamos utilizando nos testes e não era uma boa maquina, pois o problema aparentemente acontecia quando se comunicava com o banco de dados. Depois de investigarmos o banco de dados do Team Foundation Server que é SQLServer voltamos para as estações até que um membro do grupo atualizou o driver de vídeo e resolveu.

Esses fatos compõem o conjunto de erros fantasmas ou praticas da famosa Lei de Murphy. Comente esse artigo contando sua experiência.

 

 

 

[],
Ramon Durães
Software Engineer
Microsoft MVP

Visibilidade e controle no seu processo de desenvolvimento ?
http://www.2pc.com.br