Artigo – Gerenciando banco de dados usando Visual Studio Team System

29 de maio de 2008 Por portal

A plataforma Visual Studio Team System (VSTS) é destinada ao gerenciamento do ciclo de vida da aplicação (Application Lifecycle Management / ALM) oferecendo suporte aos mais variados papeis envolvidos no desenvolvimento de um software: Gerente de Projetos, Arquiteto, Desenvolvedor, Testador e DBA. Com a integração e gerenciamento da comunicação no projeto é possível prover informações estratégicas para os gestores do projeto.
Em todos os clientes que visito para tratar sobre o ALM sempre surge a necessidade de se gerenciar o desenvolvimento do banco de dados integrado ao modelo do Visual Studio Team System. Para solucionar essa grande demanda do mercado temos a disposição o Visual Studio Team Edition for Database Professionals que traz a integração do DBA e dos profissionais que manipulam o banco de dados com o ciclo de desenvolvimento.

Com o uso do Visual Studio Team System aplicando ao gerenciamento do banco de dados você vai ter agregado ao seu projeto um conjunto enorme de novas funcionalidades que unem de vez o desenvolvimento do banco de dados com o ciclo da aplicação complementando o elo faltante no processo. Para uma melhor compreensão das funcionalidades confira abaixo algumas delas:

Version Control
Gerenciamento de alterações realizadas na estrutura do banco de dados permitindo retornar uma determinada versão a qualquer momento entre outras funcionalidades como: Check In, Check Out, GetLast, Label, Branch, Merge e Shelving.

Work item
Integração com o workflow de comunicação do Team Foundation Server e Microsoft Project para gerenciamento das atividades com apropriação de horas gastas nas mesmas e vinculação ao artefato (Table, Stored Procedure, Function) produzido permitindo identificar o porque dessa alteração.

Reverse-Engineering / SandBox
Você vai poder recuperar toda estrutura do banco de dados e desenvolver as alterações offline sem prejudicar o banco de dados de produção.
Data Generation
Geração de dados para teste
Unit Testing
Testes unitários automatizados em cima de Stored Procedures.
Refactoring
Possibilidade de alterar objetos observando e propagando a ação em todas as dependências.
Code Analysis
Analise estática de código para padronização de nomes nos objetos.
Comparing Schemas / Data
Comparação de Schemas ou Dados entre banco de dados diferentes e geração automática de código para sincronização.
Build
Integrado ao ciclo de build da aplicação de forma a entrar no baseline da release a versão especifica do banco de dados de acordo com as necessidades da aplicação.

O ponto de partida é a criação de um projeto especifico para seu banco de dados dentro do Visual Studio e utilização do processo de reengenharia para recuperar toda estrutura que será recuperada dentro desse projeto.

Após importar você terá duas visões no Visual Studio. A primeira delas é pelo Solution Explorer e a outra é pelo Schema View conforme figuras 01 e 02.

fig01
Figura 01 – Database no Solution Explorer

 fig02
Figura 02 – Database no Schema View

Para uma rápida demonstração da ferramenta de comparação de Schemas eu fiz uma alteração na estrutura da tabela clientes dentro do meu projeto no Visual Studio e solicitei a comparação com a versão original do banco de dados conforme figura 03. Automaticamente ele já identificou a diferença e já tem disponível o código para fazer o sincronismo.

fig03 
Figura 03 – Comparando Schemas usando Visual Studio

Conforme você observou nessas demonstrações a plataforma do Visual Studio Team System for Database Professionals veio pra agregar grande valor na integração das atividades de DBA ao ciclo de desenvolvimento da aplicação. Invista em uma plataforma profissional para gerenciamento de projetos de software e potencialize as entregas, qualidade e previsibilidade usando poderosos mecanismos de controle.

Comente esse artigo e não esqueça de uma frase importante “Não tem que ser difícil”. Até a próxima!

Veja também!
Gerenciando banco de dados usando Visual Studio Team System

[],

Ramon Durães
Microsoft MVP
2pc Professional Consulting
http://www.2pc.com.br

Entre em contato com a 2pc para contratar implantação de Visual Studio
Team System.