Estratégia Microsoft para empresas de software

2 de janeiro de 2008 Por portal

Potencialize sua empresa de software

Tenho conversado bastante com clientes ligados ao desenvolvimento de software e observo que muitas empresas desconhecem as oportunidades oferecidas pela Microsoft para engajamento e parcerias como o programa de parceiros MSPP (Microsoft Partner Program).

As empresas que desenvolvem software “Produto” são conhecidas dentro da Microsoft como ISV (Independent Software Vendor) e as empresas que desenvolvem para terceiros são conhecidas como CDS (Custom Development Solutions). Uma empresa de software também pode se enquadrar como ISV e CDS.

Dentre as mais diversas oportunidades disponíveis estarei elencando uma listagem base para que facilite a exploração  dos recursos:

1)  .NET Framework Runtime
A Plataforma .NET Framework tornou-se conhecida pela grande produtividade e resultados alcançados no desenvolvimento de aplicação elevando a plataforma Microsoft como líder
em framework para desenvolvedores. Toda plataforma .NET FrameWork é gratuita e você pode obter agora mesmo!
[Mais detalhes]
http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=333325fd-ae52-4e35-b531-508d977d32a6&DisplayLang=en

2) SQLServer 2005 / 2008 Express
A Microsoft oferece o Microsoft SQLServer 2005/2008 Express. Um poderoso banco de dados da família SQLServer totalmente gratuito com todos recursos de um banco de dados relacional profissional com suporte a banco de dados de até 4GB e utilização de até 1gb de memória Ram. O SQLServer Express destaca-se por permitir a qualquer momento uma rápida migração para servidor de grande porte de acordo com o crescimento do seu projeto. Temos ainda disponível um servidor de relatórios ReportServices incrementando seu banco de dados com recursos de BI. Confira nos link de detalhes que o SQLExpress atende muito bem como seu primeiro banco de dados e vai lhe permitir oferecer ao cliente toda confiabilidade, segurança e  peformace.

Mais detalhes:
http://www.microsoft.com/sql/prodinfo/features/compare-features.mspx
Download:
http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=220549b5-0b07-4448-8848-dcc397514b41&displaylang=en
Registro para distribuição:
http://www.microsoft.com/sql/editions/express/redistregister.mspx

O SQLExpress substitui o MSDE 2000 (Microsoft Data Engine) e suporta plenamente o Windows Vista desde o Service Pack 2 do SQL.

3) Visual Studio 2008 Express
O Visual Studio é a ferramenta de desenvolvimento da plataforma .NET Framework. Desde a versão 2005 passamos a contar com uma ferramenta Express que pode ser adquirida gratuitamente para os primeiros passos na plataforma .NET permitindo desenvolvimento usando VB.NET ou C# (CSharp) nos modelos: Windows / Web / Game / Hardware…
Mais informações:
http://www.microsoft.com/express/interest/

4) Microsoft Partner Program
Programa de relacionamento para parceiros baseados no modelo de pontuação de forma que a medida que aumenta o relacionamento vai-se mudando de categoria e benefícios associados. Uma rápida visão nós temos três categorias: Register (Gratuito), Certified, Gold Certified

O primeiro passo é cadastrar sua empresa como Register Member. É um cadastro rápido e gratuito. Apartir desse momento você deve iniciar o trabalho para adquirir pontuação necessária de forma a aumentar sua categoria. Alguns pontos importantes para ganhar pontuação é o cadastro de profissionais certificados, referencias de clientes, pesquisa de satisfação com clientes e conquistar uma competência dentro do programa, dentre as disponíveis temos a ISV e a CDS. Para ISV você precisa certificar uma solução junto a VeriTest e CDS precisa de um número especifico de profissionais certificados.

Mais Informações:
http://www.microsoft.com/brasil/parceiros/
Competências:
http://www.microsoft.com/brasil/parceiros/comp/default.aspx

De acordo com o nível e competências obtidas você ganha também licenças de softwares para uso em sua empresa e Partner e Gold já recebem uma assinatura MSDN Universal.

5) Encontro nacional e internacional de Parceiros
A Microsoft realiza todo os anos um encontro em São Paulo e outro fora do Brasil para reunir os parceiros e realizar grande networking e troca de informações estratégicas para que os mesmos estejam alinhados com as novas tecnologias e com discurso preparado para alcançar o grande mercado de tecnologia. Durante o evento internacional sua empresa pode submeter casos de sucesso e concorrer com outros parceiros do mundo para ficar entre os melhores casos de adoção de tecnologia. Já tivemos vários parceiros do Brasil como destaque mundial.

Mais informações no blog:
http://msparceiros.spaces.live.com/

6) Certificação Proficional Microsoft
O programa Microsoft Certified Professional é reconhecido internacionalmente e garante por meio de provas realizadas nos centros autorizados Microsoft a especialização do Professional em determinada tecnologia. Quantos mais profissionais certificados você tiver na empresa, mais pontos terá dentro do programa MSPP. Além disso determinadas competências exigem um número especifico de profissionais. Você pode usar também essa referencia como diferencial competitivo no mercado.

Para saber mais:
http://www.microsoft.com/brasil/certifique
Certificação em desenvolvimento
http://www.microsoft.com/brasil/certifique/certificacao/mcp/mcpd/default.aspx

7) Competência ISV – Independent Software Vendor
Com a conquista da competência ISV sua empresa será reconhecida pela Microsoft e pelo mercado como especialista em produto. O alcance dessa competência se dá por meio de validação de uma aplicação junto a VeriTest que é empresa certificadora autorizada pela Microsoft. Com essa competência você recebera direito de uso a um logotipo exclusivo da Microsoft /ISV  para usar em suas ações de marketing. Além de licenças de software adicionais para uso.

Mais Detalhes:
http://www.microsoft.com/brasil/parceiros/isv/comp/bene.aspx
http://www.lionbridge.com/lionbridge/en-US/services/outsourced-testing/product-certification-programs/microsoft.htm

8) Competência CDS – Custom Development Solutions
Com a conquista dessa competência CDS sua empresa será reconhecida pela Microsoft como especialista em desenvolvimento de soluções personalizadas. O caminho para obtenção da mesma é mediante a contratação de pelo menos dois profissionais certificados. Nesse caso dois profissionais MCPD (Microsoft Certified Professional Developer (MCPD): Enterprise Applications Developer certification).

Mais detalhes:
http://www.microsoft.com/brasil/parceiros/custdevcomp/default.aspx

9) Revenda Microsoft
Como parceiro Register você pode se cadastrar junto a um distribuidor Microsoft e revender licenciamento Microsoft para todos seus clientes e para o mercado. Abrindo na sua empresa mais um frente de capacitação de recursos e novos clientes. Uma vez cadastrado já
terá toda uma lista de produtos para comercializar:

– Windows Vista
– Office 2007
– Windows Server 2008
– SqlServer 2008
– Windows XP
– Kits de regularização de software (GGS / GGK)
– O&M
– Visual Studio 2008

Principais contratos:
FPP (Caixinha) / OPEN (Mais de 5 produtos)

Mais informações:
http://www.microsoft.com/brasil/parceiros/lic/dist/ 

10) Empower para ISVs
Após a inscrição como Register Member se sua empresa for micro ou pequena ou média empresa  já pode ter acesso a aquisição de uma assinatura do Empower para ISVs que é um pacote de licenças para cinco desenvolvedores usufruírem de todos os softwares do pacote incluindo:Visual Studio  Professional Edition, SqlServer, todos sistemas operacionais da Microsoft e todo pacote Office por uma assinatura anual no valor de apenas U$ 560,00. Com esse kit sua empresa de software estará totalmente legalizada e preparada com a melhor plataforma para desenvolvimento de software.

Resumo: Com o pacote do Empower sua empresa de software terá a disposição o que seria
equivalente a U$ 35.000,00 no entato pagará apenas U$ 560,00.

Portanto não pense duas vezes, essa é uma oportunidade única para alavancar seu negócio
com as melhores tecnologias e totalmente legalizado.

Confira mais detalhes:
http://www.microsoft.com/brasil/parceiros/isv/empower/

11) Innovation Days
São eventos gratuitos de alto nível técnico (300 e/ou 400) destinados aos profissionais desenvolvedores de empresas ISV (Independent Software Vendor, ou Empresas Desenvolvedoras de Software) e empresas CDS (Custom Development Solutions, ou Empresas de Soluções Customizadas). As palestras possuem demonstrações ao vivo, de códigos, produtos e metodologias, além de serem ministradas por profissionais Microsoft e/ou profissionais MVPs selecionados. Fique atento no calendário!
http://www.microsoft.com/brasil/parceiros/isv/eventos/

12) ISV Royalty Agreement / SPLA (Aluguel)
Uma vez que você possua uma solução como um ERP para que o mesmo execute faz-se necessário outros softwares Microsoft como um servidor Windows Server e um servidor de SQLServer. No lugar de usar licenças em caixinha conhecida como FPP. Com esse contrato você vai oferecer para seus clientes todo software Microsoft que estiver dentro do contrato ISV Royalty Agreement como um preço diferenciado, podendo inclusive incluir uma margem na revenda conquistando um preço competitivo permitindo agregar grande valor ao seu negócio. A principal novidade é estender esse contrato para o modelo de de aluguel, conhecido como SPLA (Service Provider License Agreement) de forma que o cliente possa alugar através da sua empresa o software Microsoft necessário ao funcionamento do seu produto sem a necessidade de comprar os softwares e passar a pagar um pequeno valor de aluguel. Atualmente é natural a migração para o modelo SAAS (Software as a Service)
e alinhado com a Microsoft sua empresa já pode oferecer ao mercado esse diferencial.

Mais detalhes:
http://www.microsoft.com/brasil/parceiros/isv/royalty/
http://www.microsoft.com/brasil/licenciamento/programs/spla/default.mspx

13) METRO
Programa de adoção antecipada para parceiros que já estão bem engajados com o grupo de ISV e estão comprometidos em lançar alguma solução inovadora. Você terá acesso
a informações exclusivas para lançar um produto inovador no mercado usando as mais novas tecnologias.
Para saber mais:
http://www.microsoft.com/brasil/parceiros/isv/metro/

14) Resumo para parceiros ISV
Com esse RoadMap você terá uma visão completa do programa para ISV / CDS e poderá iniciar seu planejamento para potencializar seu relacionamento com a Microsoft e aumentar cada vez mais sua participação dentro do programa de parceria.

Perceba que seu primeiro passo é o registro gratuito como Registered Member que vai lhe abrir as portas para todas oportunidades disponíveis. Em seqüência optar caso ache necessário pelo Empower. Participar de eventos como o Innovation Days / Innovation Lab, depois cadastrar sua solução no Innovate On Portal / Solution Finder e certificar junto a VeriTest para que seja reconhecido oficial como parceiro ISV. O programa ISV Roalty SPLA permite agregar a distribuição de sua solução valor adicional com softwares Microsoft.

Informações para ISV / CDS:
http://www.microsoft.com/brasil/parceiros/isv/

15) Microsoft Business Solutions
Nos últimos anos a Microsoft vem adquirindo diversas empresas ligadas a área de ERP resultando em um novo seguimento de atuação que conhecemos atualmente como  Microsoft Dynamics.

A linha do Dynamics pode ser dividida em duas frentes:

– Microsoft Dynamics AX “AXAPTA”
– Microsoft Dynamics CRM

Já tive a oportunidade de participar em discussões com duas frentes interessadas nessa área de negócio que é a própria Microsoft e empresas do seguimento de produto ERP. Estamos em um momento muito oportuno no Brasil onde grandes players disputam esse mercado que agora conta também com participação da Microsoft. A estratégia do momento é seu ERP se integrar ao Dynamics AX / CRM fornecendo valor agregado com seu conhecimento de negócio e atuar como parceiro na conquista desse imenso mercado. Então como continuidade do relacionamento comece a estudar essas possibilidades de atuar em conjunto integrando com esses produtos e até usando sua infra estrutura de framework existentes para montar seu ERP.

Para saber mais:
http://www.microsoft.com/brasil/dynamics/intro/default.mspx

16) Visual Studio Team System
A evolução natural do  negócio vai implicar na contratação de mais profissionais, na organização das tarefas desenvolvidas e no gerenciamento do projeto de forma estruturada para permitir que a construção de software torne-se cada vez mais competitiva e emita respostas de acordo com as necessidades do mercado. Para a gestão desse ciclo utilizamos o Visual Studio Team System que é uma solução de ALM (Application Life-Cycle Management) aplicado desde modelos ágeis a formais como CMMi integrando gerenciamento do projeto, controle efetivo de qualidade com testes e metodologia.

Para mais informações:
http://msdn2.microsoft.com/en-us/teamsystem/aa718803.aspx

Oportunidade!

Aproveite desde já todas essas oportunidades e inicie o quanto antes a migração de seu ERP para plataforma .NET. Caso precise de consultoria durante todo processo de migração, Arquitetura de Software e Visual Studio Team System entre em contato agora mesmo com a
2pC Professional Consulting. Empresa especializada em consultoria para ISV.

http://www.2pc.com.br

[],

Ramon Durães
Microsoft MVP