A minha experiência abrindo uma nova empresa digital

28 de julho de 2021 Por Ramon Durães

Eu já empreendo a longos anos e tive o meu primeiro CNPJ formal nos anos 2000. Hoje me recordo de muitos pontos necessários para formalizar o registro da empresa. Na época foi muito empolgante empreender e conviver com a popularização do termo “Startup”.

Hoje após longos anos envolvido em diversas iniciativas eu venho compartilhar a minha experiência abrindo uma nova empresa em 2021 utilizando os canais digitais desde a contratação de um endereço, serviço contábil, certificado digital e até a conta bancária para a empresa.

A nova startup chama-se DevPrime e nasceu como um spin-off da empresa 2PC especializada em consultoria em desenvolvimento de software. O DevPrime é um stack para apoiar a modernização de aplicações, padronizando o desenvolvimento de software, oferecendo aceleradores e funcionalidades prontas permitindo a democratização do desenvolvimento de software complexo nesse momento de digitalização das empresas.

O produto DevPrime nasceu em 2005 apoiando os clientes com a oferta de estratégia e arquitetura software no modelo consultivo. O DevPrime seguiu evoluindo ao longo dos anos com novas práticas e tecnologias até o projeto de spin-off iniciado nos últimos 03 com a transformação em um Stack e plataforma de SaaS com serviços para o ecossistema de desenvolvimento de software.

Nesse momento de lançamento do DevPrime nós optamos pela CompanyHero para a formalização do nosso endereço e toda a contatação foi simples e online assim como o recebimento dos documentos necessários para comprovação junto a prefeitura.

Para conduzir a abertura nós optamos pela Contabilizei que conduziu todos os tramites burocráticos de forma simples e digital incluindo a assinatura do contrato social, envio de documentos e alterações necessárias para a devida adequação.

No cenário atual é necessário contratar um certificado digital para o novo CNPJ e nós utilizamos a Soluti que foi indicada pela Contabilizei e conseguirmos criar o certificado de forma simples e ágil já ativando na Contabilizei que vai cuidar da contabilidade.

O próximo passo abrir uma conta bancária digital para a nova empresa e optei por iniciar usando a parceria da BS2 que criou automaticamente a conta e já disponibilizou um cartão de crédito virtual bastante útil para empresas iniciantes que precisam contratar serviços.

Um passo importante que sempre recomendo a quem inicia um novo negócio é solicitar o registro de marca junto ao INPI assim como registro do software e eventuais patentes diretamente ao INPI ou utilizando algum parceiro. Utilize parceiros para registro de domínio e serviços de nuvem para hospedagem.

No caso da empresa DevPrime nós já tínhamos esses processos junto ao INPI por se tratar de um produto da 2PC. Em função do processo de spin-off o DevPrime se tornou uma startup independente com o objetivo de atuar como uma empresa global com operação inicial no Brasil e nos Estados Unidos.

Nos EUA você conta com processos similares para abertura de empresa como o Atlas do Stripe e/ou outros fornecidos por empresas locais e o escritório de registro de marcas e patentes chama-se USPTO.

Em resumo nós conseguimos viabilizar a empresa em um curto espaço de tempo entre informar todos os dados, subir documentos, assinar o contrato digital e receber o CNPJ sem sair de casa para resolver nada e sem complicações.

Estou muito feliz em compartilhar esse momento digital que estamos vivendo e mostrar para você que planeja abrir um novo negócio que é muito mais fácil que imagina.

Para acelerar o desenvolvimento do seu software considere conversar conosco para conhecer o DevPrime e todos os aceleradores que visam facilitar a digitalização da sua empresa em momento de alta competitividade.

Para saber mais:

Compartilhe e participe nos comentários

[],

Ramon Durães